Pesquisar este blog

domingo, 28 de março de 2010


O vídeo usado para a educação

Mais do que uma nova mania mundial, o vídeo pode ser usado por professores e estudantes. Esse recurso pode ser importante na tentativa de criar espaços de aprendizagem mais ricos, em momentos presenciais ou à distância. Também pode estimular a pesquisa, incentivar o compartilhamento de experiências, desenvolver competências individuais e possibilitar o trabalho em grupo. E que, o You Tube, mais do que um simples repositório de vídeos, oferece muitas possibilidades para a EAD.
PALAVRAS-CHAVE: novas tecnologias na educação, educação à distância, autoria multimídia, vídeo, You Tube.
O acesso à informação é cada dia mais facilitado pelos meios de comunicação. Seja por jornais, revistas, livros, rádio, televisão ou internet. Sendo que a internet está fundindo esses vários meios em um meio de múltiplos recursos. Múltiplos recursos esses que estão sendo traduzidos por uma palavra muito utilizada hoje – multimídia.
Este meio comunicativo contemporâneo possui também como função ajudar professores a produzirem seus próprios materiais, tanto para suas aulas presenciais como para suas aulas em cursos à distância. Dependendo de como foi planejado e produzido, o vídeo pode ser, por si só, um objeto de aprendizagem. Assim podemos perceber suas potencialidades de uso como uma ferramenta útil para o professor.
O vídeo, hoje, transcende a televisão. As imagens não são geradas com a única finalidade de serem usadas na televisão. A democratização do vídeo é uma realidade. As formas de captação baratearam muito, permitindo que qualquer pessoa com um celular ou uma câmera fotográfica digital, consiga fazer vídeo. E os vídeos resultantes podem ser exibidos na internet, em um arquivo do MS PowerPoint®, em um computador, em uma TV, etc.
Segundo Moran (1995), esse é um fator importante, pois ao se usar o vídeo em sala de aula, na cabeça dos alunos, significa lazer e não aula. E isso, quando usado corretamente, atrai o aluno para os assuntos do planejamento pedagógico. O vídeo também tem uma dimensão moderna e lúdica (Moran, 1995). Uma dimensão moderna, pois é um meio de comunicação contemporâneo, novo e que integra várias linguagens. Lúdica, pois permite brincar com a realidade, e mostrá-la aonde quer que seja necessário ou desejável. O vídeo é uma ferramenta poderosa ao alcance do professor, pois alcança todos os sentidos (Moran, 1995). Consegue mexer com o corpo todo. Faz com que se experimente sensorialmente o que o outro sentiu. Martirani (1998) relata que “a linguagem videográfica ao articular som e imagem, articula uma rede de signos que orientam o processo comunicativo, ora para a percepção, ora para a cognição”.
Outra grande vantagem do vídeo é que, como um audiovisual, requer muito pouco envolvimento e esforço por parte do receptor (Moran, 1995). Ou seja, o receptor recebe as mensagens de uma forma passiva. Direcionam-se mais à afetividade do que à razão. E aí o professor necessita ser ético quanto às mensagens que deseja transmitir. Moran (1995) afirma que os recursos audiovisuais solicitam constantemente a imaginação, e a imaginação está intimamente interligada à afetividade. Por isso, os jovens e a grande maioria dos adultos respondem sensivelmente à linguagem do vídeo.
Como podemos ver, o vídeo é uma poderosa ferramenta ao alcance do professor. Mas a rapidez com que a tecnologia evolui não corresponde ao grau de capacitação dos professores. E disso, resulta uma utilização inadequada ou até mesmo a falta de utilização desses recursos tecnológicos.


Fonte: Cinted

Nenhum comentário:

Postar um comentário