Pesquisar este blog

sábado, 10 de abril de 2010


Apple X Google


“A Apple declarou guerra à Google no campo de batalha da propaganda móvel nesta quinta-feira ao anunciar sua rede iAd para o iPhone. A medida é um ataque direto ao coração do modelo de negócio da rival do Vale do Silício à medida que planeja expandir sua atuação a outros aparelhos móvels [além do iPhone]“, dizem Chris Nuttall e Richard Waters no site do jornal The Financial Times.
Segundo eles, o diretor-presidente da Apple, Steve Jobs, disse que a propaganda online baseada em buscas não faz parte do futuro dos aparelhos de mão porque o usuário tende a passar mais tempo dentro de aplicações do que navegando na Internet. “‘Num aparelho de mão, as buscas não funcionam como no desktop. O usuário está usando as aplicações para encontrar as informações de que precisa na Internet ao invés de fazer buscas generalizadas’, disse Jobs”.
Nuttall e Waters lembram que a Apple anunciou que lançará sua rede iAd no iPhone, iPod touch e iPad este ano e observam que, em fevereiro, o iPhone e o iPod touch responderam por 40% da publicidade online servida pela AdMob, uma das maiores redes de propaganda online da Internet — sinal do predomínio da plataforma de software da Apple no mercado de publicidade móvel.
No novo modelo de propaganda online da Apple, que é parte da atualização 4.0 do sistema operacional da empresa para seus aparelhos de mão, a Apple oferecerá anúncios dentro das aplicações e repassará 60% da receita aos desenvolvedores.
“A Google anunciou a compra da rede AdMob em novembro por US$ 750 milhões, mas a Federal Trade Commission (FTC) está avaliando o negócio. Os advogados da FTC encontraram evidências que podem barrar a compra da AdMob pela Google, embora ainda tenham que decidir se recomendarão tal ação, segundo duas pessoas familiares à situação”, relatam Nuttall e Waters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário